Traduza/Translate

sexta-feira, 3 de julho de 2009

REVIRANDO O BAÚ: Fernanda Lima fala com o mtv.com.br sobre VMB

Bom dia pessoal! Trago hoje para vocês uma entrevista que a Nana concedeu a MTV. A entrevista fala basicamente da "vida dela", fala sobre os programas que ela gravava na época (Mochilão MTV e o Fica comigo). Espero que apreciem esta entrevista!

Um ano se passou e recebi a mesma incumbência: entrevistar Fernanda Lima, novamente apresentadora do VMB. Para quem ocupa boa parte de seu tempo inquirindo figuras como Marcelo D2, Samuel Rosa e os barbudos do Los Hermanos essa seria uma missão bem mais atraente, pelo menos no campo visual, como você bem pode presumir.

Alguns telefonemas e um dia depois lá estava este intrépido repórter que vos escreve sentado ao lado da musa no camarim do ‘Fica Comigo’. Fernanda ainda gravaria outras três edições da atração na mesma tarde, a fim de embarcar para o Maranhão com a produção do ‘Mochilão’, seu outro programa na MTV.

Em 2002, a cicerone se vestiu de Madonna, noiva e até piloto de avião. Jogou buquê e atuou ao lado de Supla, André Abujamra, João Gordo e dos insanos rapazes do Hermes & Renato. O que a espera no roteiro do VMB 2003? Foi exatamente isso que tentei descobrir.

Sem enrolação, o mtv.com.br conversou com Fernanda Lima sobre o início de sua carreira na MTV, ‘Fica Comigo’, ‘Mochilão’, VMB, VMB e um pouco mais de VMB.

mtv.com.br - Qual foi a sua primeira experiência na TV?
Fernanda Lima -
Minha primeira experiência na TV foi com o Mochilão, quando fui pro Havaí e depois para Miami. Eu nunca tinha feito nada e me chamaram. Bem inexperiente, eu fui como se fosse uma viagem entre amigos. E, no final das contas, o resultado foi bom.

mtv.com.br – ‘Fica Comigo’ e ‘Mochilão’ são programas completamente diferentes. Tem algum que te dá mais barato? Qual o barato de cada um?
Fernanda Lima -
São baratos completamente diferentes. Eu gosto do ‘Fica Comigo’ porque é minha experiência em estúdio e com auditório. Cheguei à conclusão que eu sabia trabalhar na TV quando me deparei com um auditório, porque rola toda uma energia do momento e depende de como as pessoas estão, como reagem a cada comentário. É questão de ter uma certa intimidade com a platéia para poder pedir silêncio, pedir ajuda. O auditório dá uma energia muito boa para o programa, fora o contato que eu tenho com os participantes. Acabo conhecendo melhor e tento ver os momentos em que estão tímidos ou nervosos para deixar o clima mais tranquilo. Tem que ter uma manha de sentir a vibe da galera. O Mochilão é um programa muito mais individual. Na verdade, tem uma equipe que me acompanha, mas é o que eu estou sentindo, é a minha opinião, é como eu vejo cada lugar que vou. Cada cidade e país diferente que eu visito tem que me trazer um ponto de vista bem definido para que eu possa passar para o telespectador. É bem diferente.

mtv.com.br - Sua apresentação no VMB 2002 foi, ao contrário do que muita gente esperava, bem irreverente. Inclusive, apresentar o VMB inclui um lance de atuação…
Fernanda Lima -
Nunca tinha feito nada assim. Foi um desafio tremendo para mim, porque além de ter muita gente assistindo - acho que tinha mais de mil pessoas na platéia - e de ser ao vivo, ainda tinha essa coisa de ter que dar uma brincada com personagens. Foi engraçado porque eu nunca tinha feito nada assim e continuo sem fazer, mas percebi que se precisar mesmo levar a sério um dia, vou conseguir, porque se rolou naquele momento, vai rolar em qualquer outro. Teve a hora em que eu entrava de Madonna, quando tinha que dançar desengonçada. E muita gente comentou por aí: "Nossa, como ela dança mal!" ou mesmo "Ela tentou imitar a Madonna e não conseguiu". Acho que eu consegui enganar bem, né? (risos) Era para ser ruim mesmo e acho que consegui imitar bem uma desengonçada. Foi uma experiência única.

mtv.com.br – Ajudou mesmo o fato de você se travestir de noiva ou mesmo naquele style Madonna?
Fernanda Lima –
A gente pensou bastante nisso, como as trocas influenciariam e, sem dúvida, se eu não estivesse de Madonna, não conseguiria entrar dançando. Ou mesmo de noiva, que para mim foi emocionante, porque eu nunca tinha me vestido de noiva. Entrei com a música de casamento tocando e fiquei no clima. Ainda por cima contracenei com o (André) Abujamra e o Supla. Não poderia ter sido melhor.

mtv.com.br – Você participou ativamente da confecção do roteiro?
Fernanda Lima –
Na verdade, trabalhar na MTV tem um lado muito legal, que é a liberdade que tu tens de opinar. Durante toda a produção do roteiro, eu pude dar opinião e falar o que conseguia fazer ou não. Mas foi graças à força deles (Cacá Marcondes, Julio Piconi e equipe MTV) que eu tive coragem de fazer. Se eu lesse o roteiro cru, diria: "Nunca vou conseguir fazer isso". Mas eles me chamavam e diziam: "Vamos tentar. A gente ensaia e vê no que dá". Mas a única idéia mais concreta que eu dei foi do silicone. Eu falava de hype e pop e rolou um papo de silicone. Daí eu propus que a gente conseguisse umas próteses de silicone para eu atirar na platéia. Eles compraram a idéia. (risos) Daí, eu liguei para um médico e consegui que ele me emprestasse. Depois a platéia devolveu. Foi bom porque acabou sendo uma das entradas preferidas tanto para mim quanto para a direção.

mtv.com.br - Você teve algum esquema especial de preparação? Fiquei sabendo que você pegou pesado na ioga no ano passado…
Fernanda Lima –
Eu fiz regime. (risos) Senão não cabia em todas as roupas, porque eram roupas pequenas e curtas. Mas tive que me preparar espiritualmente para fazer desde a primeira entrada até a última sem estar ofegante. Normalmente quando a gente fica nervoso, acaba ficando ofegante também. E eu não parava de falar nunca. A ioga me ajudou muito porque deixou minha respiração bem baixa e muito tranquila. Tanto que, no dia, as pessoas entravam no camarim e todo mundo perguntava: "Como você está"? E eu respondia: "Estou bem. Um pouco ansiosa. Quero que comece já porque está tudo na ponta da língua". A ioga me ajudou muito e eu também dormia cedo e acordava cedo para não ficar com olheira. Não fiz festa na semana do VMB, não saí, não tive muito contato com as pessoas, porque às vezes você fala com as pessoas e elas acabam te deixando ainda mais nervosa. Foi uma espécie de concentração para entrar em campo.

mtv.com.br – Como rolaram os esquemas de ensaios e pré-produção?
Fernanda Lima –
Foi uma semana de reuniões pra gente checar roteiro na MTV mesmo. Depois foi praticamente mais uma semana inteirinha de ensaios no palco e são muitos detalhes, porque vai desde a iluminação até som, microfone, chamar os convidados, e eu tinha que falar com alguns convidados na platéia, que teoricamente estariam colocados onde a gente combinou. Mas algumas coisas mudam na hora. Enfim, são muitos ensaios totalmente detalhados e foi mais complicado ainda porque tinha os VTs e eu tinha que estar em sincronia com eles. A gente ensaiou pra caramba, foi bem intenso mesmo.

mtv.com.br – A experiência do ano passado vai te ajudar ou você acredita que o VMB 2003 será completamente diferente? O que você espera do especial desse ano?
Fernanda Lima –
Acho que vai me ajudar muito, porque tirou aquela primeira impressão, aquele medo que rola. Não dá para negar que rola um medo. Aquela ansiedade tremenda vai continuar existindo, mas com certeza será menor. Como eu consegui fazer no ano passado, acho que nesse só pode melhorar. Ainda não sei o que tenho pela frente, porque a gente não sentou para conversar. Ano passado me ajudou muito o fato de ter alguns personagens para interpretar, mas acho que esse ano isso não vai acontecer. Vai priorizar mais a premiação, sem tantas trocas de figurino, sem interpretar nada. Acho que vai ser até mais difícil para mim, mas eu espero estar tranquila o suficiente para improvisar um pouco mais. Espero também não ter tudo na ponta da língua, justamente para improvisar mais.

Fotos: Rafael Lima

--------------------

Espero que tenham gostado!
Cleidiane, infelizmente não da para votar 2 vezes no dia não! =( . Só da em alguns computadores quando se exclui os Cookies. Mas se cada um votar conseguimos! Aproveito para mais uma vez pedir a ajuda de todos, por favor pessoal, não custa nada!
Clique no selo abaixo para votar!

Vote neste site!

Agradecemos o voto de tooodos mesmo!
Abraço e até logo com novidades...

Jefferson amo a Nana

2 Comentários:

Cleidiane disse...

Ameiii a entrevistaa .. =D Sempree bom saber coisas novas sobree a nana..

Fãs da Nana disse...

Que bom cleidiane que você gostou e gosta! Muito obrigado pelos seus comentários viu?!
Volte sempre =D
Beijos!

Nosso orkut

Image Hosted by ImageShack.us

De onde nos visitam:

Contador de Visitas!

Contador Compulsivo

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO